É POSSÍVEL PAGAR MOTORISTA DE APLICATIVOS NA PRÓXIMA VIAGEM?
Sim, é possível. Porém, o recurso é limitado e tanto o motorista quanto o passageiro podem ficar inelegíveis de uma hora para outra e só descobrir isso ao tentar utilizar. E detalhe: só no fim da viagem.
Compartilhando Experiências
Terça-feira, dia 21 de junho, às 22 horas e 08 minutos, no Jabaquara-SP, após aceitar uma chamada no aplicativo, me deparei com a seguinte mensagem:
“Boa noite,
Pedi a corrida para o meu filho, tentei utilizar o cartão de crédito, mas não foi possível. O pagamento está em dinheiro, poderia deixar para pagar na próxima?”
Então, respondi que sim, pois nunca havia apresentado nenhum problema e sempre recebi meus devidos valores corrigidos manualmente, após solicitar à central.
No local de embarque haviam dois passageiros, inclusive, eram duas paradas em São Bernardo do Campo. Ao todo, juntando a duração das duas viagens daria aproximadamente 50 minutos, e estava numa “região dinâmica”.
Enfim, os clientes estavam em segurança nos seus respectivos destinos, logo a corrida foi encerrada conforme o combinado, deixando para pagar na próxima, mesmo notando que o passageiro estava inelegível prossegui como se o cliente tivesse pago, porque essa é a orientação da empresa, basta ligar lá e pedir o reajuste.
Então, apareceu a mensagem de práxis:
“Caso não consiga receber o valor, entre em contato com a nossa central”.
Tudo bem, assim o fiz. Porém, na central, após algumas tentativas frustradas, os três profissionais que me atenderam passaram a mesma informação: “Não será possível reajustar o valor, pois este cliente estava inelegível”. E, segundo eles, o procedimento correto neste caso seria convencê-lo a pagar na hora. Mas, não foi o que aconteceu e o resultado destas falhas processuais foi prejuízo para o motorista. Diante disso, argumentei solicitando o contato dos pax, afim de negociar com eles uma outra oportunidade de reaver o valor. Mas, por medida de segurança a plataforma não fornece dados de ambas as partes.
Quer saber qual foi o rombo?
O valor da corrida seria de apenas R$ 58,00, que até agora não recebi. Além disso, todo mundo sabe que os motoristas pagam uma porcentagem só para usar os aplicativos e esta fatia não é pequena não, o valor da taxa já está em quase 30%, ou seja, além de não ganhar ainda tive que pagar a “comissão” da empresa.
Coisas da vida né?! Acontece…
Infelizmente, não fui o primeiro, nem o último, nem o único a ser lesado desta forma.
Meu intuito com este post é apenas divulgar informações para evitar que outros profissionais caiam na mesma cilada.
Lembrando, que Motoristas por Aplicativos, geralmente tem uma jornada de trabalho exaustiva, sendo até 12 horas por dia, correndo diversos riscos e com gastos altíssimos. E a empresa poderia ter sinalizado essa impossibilidade antes. Mas, não foi o que aconteceu. Eles arbitrariamente tiram, de uma hora pra outra, um recurso que estamos habituados a usar.
Consequentemente, à noite e de madrugada não aceito mais pagamento em dinheiro.
Uma outra passageira me relatou um caso parecido:
Ela me perguntou como poderia entrar em contato com a Uber para pagar uma corrida que não foi cobrada, neste caso o motorista não tinha troco, ele deixou para próxima e ela não foi cobrada na corrida posterior, que no caso era a minha. Portanto, ao me questionar sobre isto posso deduzir que a mesma é honesta, tem preocupação em honrar seu compromisso e reconhece o trabalho do profissional que a ajudou. No entanto, a plataforma dificulta muito a ajuda com reembolso, pois há muita burocracia.
Qual a melhor forma de resolver este tipo de problema?
A melhor forma de resolver este tipo de problema é pagar na hora, após ver que está inelegível efetue o pagamento no ato de encerrar a viagem. Haja vista, que não se tem mais acesso aos dados de motoristas e passageiros ao término da corrida.
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