O jogador Vinícius Júnior sofreu novamente ataques racistas, desta vez em meio a partida entre Valencia e Real Madrid, no último domingo (21), pelo Campeonato Espanhol-Infelizmente, tivemos que testemunhar mais um episódio lamentável como este.
Aqui neste site estaremos de olho para acompanhar como fica a situação de Vinicius Júnior. Lembrando que para manter o estilo, uma outra história com tema parecido será compartilhada no Post.
No momento, o que sabemos sobre o caso de Vinicius Jr. é que:
Os ministérios da Igualdade Racial do Brasil e da Espanha assinaram, nesta terça-feira (23), nota conjunta sobre os frequentes atos racistas contra o jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid.
A nota indica que é obrigação de todas as instituições competentes responderem firmemente contra este e todos os casos que ocorrem no esporte para que não fiquem sem punição, garantindo a proteção e a devida reparação das vítimas. Além disso, muitos declaram solidariedade ao atleta brasileiro.
Essa nota é um desdobramento do acordo estabelecido no início do mês entre Anielle Franco e Irene Montero, que são as titulares das pastas em Madri.
COMO DEVEM PROCEDER OS GOVERNOS?
Os governos devem trabalhar e implantar cada vez mais políticas públicas que enfrentem o racismo, reduzam os níveis de vulnerabilidade e protejam os povos tradicionais e as comunidades migrantes.
A Espanha pretende aprovar uma Lei do Racismo para articular e materializar a agenda completamente.
Já no Brasil, os ministérios da Igualdade Racial, do Esporte e da Justiça estão trabalhando juntos para desenvolver um Programa Nacional de Combate ao Racismo no Esporte.
HISTÓRIA DE PASSAGEIRO
Certo dia um passageiro meu resolveu conversar sobre a Cota Racial presentes nas universidades e nas empresas. Ele disse que era contra o programa, sob a alegação de que todos tem capacidade de entrar em uma faculdade federal, com esforço. Pois bem, eu esperei ele terminar seu raciocínio e retruquei:
-O que você precisa lembrar é que a estipulação da cota serve para incluir mais negros na vida acadêmica, na tentativa de minimizar uma situação que não se sustenta (a escravidão). Porque, quando houve a abolição muitos escravos preferiram continuar na fazenda em que viviam, pois lá pelo menos tinha o que comer, onde dormir e etc…
Pairou o silêncio dentro do carro!
Então, é necessário combater a violência contra os negros para que isso não perpetue. Ou seja, a implantação do sistema de cotas foi uma maneira de minimizar o racismo estrutural instalado em nosso país. Mas, ainda temos longo caminho a percorrer.
Enfim, apesar do tempo ter passado, temos hoje uma sociedade mais madura, simultaneamente convivemos com pessoas que ainda estão acostumadas a cometer crimes de Racismo, Injúria e Discriminação Racial.
Lembrando que estaremos de olho na situação do jogador para saber como isso vai se resolver.
Fontes:
https://redenacionalderadio.ebc.com.br/programas/e-noticia/23-05-23-e-noticia-adalto-gouveia-nota-brasil-espanha-caso-vini-jr-1.mp3/view
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2023-05/brasil-e-espanha-divulgam-nota-conjunta-sobre-ataques-contra-vini-jr



Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.