Neste Dia Primeiro de maio a proposta é fazer uma importante REFLEXÃO SOBRE MODELO DE TRABALHO, pois muitas pessoas parecem não estar acompanhando as mudanças e não percebem que isso impacta suas vidas.
algumas notícias me chamaram a atenção. Uma foi sobre a preocupação das pessoas com a inflação e outra foi sobre o aumento da taxa de desemprego no Brasil.
Mas, antes de explicar as notícias, te convido a analisar uma interessante história contada por uma jovem passageira dentro do meu carro. Ela disse que a amiga dela, que inclusive é mais nova do que ela, ganha mais do que ela, que trabalha dentro de uma empresa, com carteira registrada. A situação de sua amiga é a seguinte: a garota faz o que gosta, vive da sua arte, e ainda ganha uma boa grana, e o mais impressionante, tudo isso sem sair de casa. É isso aí! A menina trabalha vendendo desenhos pela internet. Ela desenha, disponibiliza os links para download das imagens, mas o cliente tem que pagar para baixar. Segundo minha pax, a estratégia de sua amiga é divulgar com foco nos “gringos”, assim ela ganha em dólar e aumenta sua lucratividade.
O que quero dizer é que histórias como essas nos inspiram a acreditar em nossos sonhos. Lembrando que a mesma estratégia pode ser aplicada a outras áreas como esportes também. Por exemplo, não é por que não conseguimos ser jogadores de futebol, assinando contrato com um time, que precisamos desistir da carreira, hoje em dia podemos, sim, atuar na área de nosso interesse, mas contribuindo de outras formas.
Agora voltando às notícias:
O tema “Preços em Alta” superou os mais corriqueiros assuntos como: “desemprego”, “pobreza” e “violência” . Mesmo existindo confronto entre Rússia e Ucrânia, a preocupação com conflitos militares cresce e está lado a lado com educação e mudanças do clima.
Todo mundo está preocupado com a inflação, não somente os brasileiros. Depois de ficar entre os cinco mais notáveis medos das pessoas, no mês de março, a elevação de preços passou a ser a pessoas maior preocupação do globo no mês de abril, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos. Foi primeira vez na história do levantamento que a inflação superou temas como: desemprego, desigualdade, pobreza e violência.
https://www.inset.com.br/economia/pela-1a-vez-inflacao-e-a-maior-preocupacao-global-aponta-pesquisa
https://oglobo.globo.com/blogs/pulso/post/2023/04/o-que-preocupa-o-mundo-pesquisa-mundial-ipsos-mostra-que-inflacao-e-o-medo-numero-1.ghtml
Com relação ao desemprego a história fica assim:
A média de desemprego no Brasil se elevou, foi 8,8% só nos três primeiros meses do ano, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (28). Esse é o menor resultado para o período desde 2015, quando atingiu 8%.
Querido leitor, como pode observar, com a apresentação dos dados acima, uma coisa leva a outra, provocando o efeito “dominó”. Assim: desemprego-desigualdade-pobreza e violência, gerando um ciclo vicioso. Mas, nem tudo está perdido. Em contrapartida, temos oportunidades geradas pelas tecnologias, como na história que a passageira dividiu conosco.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.